Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Amor e paixão pela arte com balões

05/06/2018

Inspirada na frase de Walt Disney “Não há segredos em nosso trabalho. Nós somos curiosos, estamos sempre caminhando para frente, abrindo portas, fazendo coisas novas e descobrindo outros caminhos”, a empreendedora Eudete Porto Campos, da Dethy Festas e Eventos é encantadora pela personalidade forte e criativa e encanta pelo resultado que oferece ao organizar uma festa.

Dethy é dona de uma empresa especializada na decoração de festas infantis, casamentos, 15 anos e eventos em geral, incluindo aluguel de brinquedo, na Avenida Brasil, 1521, em Palmitos.

Exigente, ela não abre mão de cuidar de cada detalhe: da pia para conferir se a louça está bem limpa à coluna de balões amarada para garantir a qualidade até o final da festa.

Gerando sete vagas free lances, como monitores que ela contrata de acordo com o pacote comercializado, no ambiente que oferta, ela só fecha negócio se o cliente ‘comprar a equipe junto’. Para Dethy, o segredo do sucesso de um evento está no atendimento diferenciado, e para isso ela treina, capacita, investe no colaborador e assim, trabalhando com pacotes fechados, ampliou consideravelmente seu faturamento.

A empresa também faz decoração de festas em outros espaços externos e sem a equipe para o desenvolvimento da festa. Porém, nestes casos, indica parceiros que entregam produtos de qualidade e preço, sem cobrar nada em cima. O objetivo é fortalecer o parceiro também, conta Dethy que investe muito em pesquisa para garantir segurança, qualidade e parceria. 

A empreendedora argumenta que já teve medo de publicar o resultado surpreendente dos trabalhos, para evitar que outros a copiassem, mas que aprendeu que ser referência a torna mais forte e a deixa sempre um passo à frente da concorrência. Todos os cenários são diferentes e diferenciados. Desenhados a mão pela proprietária, ela tira do papel e transforma o ambiente com balões que ela mesma cuida de montar.

Preocupada com o sonho de cada cliente, ela oferece pacotes de padrões diferenciados, pois assume que quando um cliente a contrata, ela não pode deixar ele não mão: “ele espera o meu melhor dentro daquilo que ele pode pagar”, reforça.

Com agenda marcada até janeiro de 2020, ela orgulha-se do que conquistou nestes 20 anos de empresa, e conta que nem tudo foram flores.

Aos 19 anos ela iniciou uma floricultura em Rondônia, Espigão do Oeste sua cidade natal. E foi lá que ela conheceu o marido, um caminhoneiro por quem se apaixonou e três meses depois vendeu tudo para acompanhá-lo. Tiveram dois filhos, e a segunda, teve problemas de saúde. Dethy teve que parar de viajar e entre vindas e idas a hospitais, precisava fazer algo para ajudar na renda familiar. Tentou fazer salgados e não era o que gostava de fazer, Foi então que há mais de 10 anos iniciou a Dethy Festas e Eventos em casa mesmo. Fez cursos e conta que cresceu muito em função destes. Alguns custaram caro, com instrutores internacionais, mas que o mercado é exigente e que não se pode parar no tempo.

Já com o empreendimento a todo vapor e o depósito na própria casa, ela precisava de crédito para investir em mais material e foi ai que buscou a Extracredi.  Descobriu que estava com restrição, mas ainda assim ela correu atrás, regularizou e a instituição acreditou nela e concedeu um empréstimo. Era tudo o que ela precisava para crescer. Alguém que acreditasse no negócio.

Ela sempre teve foco na mão de obra, na produção e sente dificuldades na gestão, especialmente na parte financeira o negócio. Precisaria de alguém que cuidasse disso. Mas com dois filhos ainda pequenos, que por muitas vezes dormiram na cama elástica enquanto a mãe monta a festa, ela divide-se entre a casa, a família e o negócio. Porém, ela exemplifica que teve muito aprendizado. Um deles, que aprendeu a pedir um sinal de entrada para garantir o negócio. Uma situação um tanto difícil para convencer o público de uma cidade interiorana, onde todos se conhecem e em geral o público não aceita no primeiro momento esses modelos de gestão do crédito. Dethy, mais uma vez fez escola na cidade e mostra e que é possível sim adotar regras de negócios e nem por isso perdeu clientes. A atitude só fortaleceu o empreendimento que agora não tem desistências em cima da hora.

Com vários créditos aprovados na Extracredi, ela credita tudo o que tem à instituição. Hoje tenho casa, uma Fiorino, caminhão e este espaço alugado a mais de três anos graças a Extracredi. Consciente de que ainda faltam outras ações no quesito gestão, ela cita que se realiza como pessoa e o que conta mesmo é a paixão pelos balões que é onde ela de fato se realiza. “Amo trabalhar com balão, ele oferece exclusividade ao evento, a arte com balão e cores gera uma combinação inexplicável. Só sei sentir, é paixão mesmo!” Emociona-se Dethy ao relatar o amor pela profissão.

“Uma festa é um sonho” Dethy.