Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Café & Negócios em Itá integrou e tirou dúvidas do Mei

07/12/2017

A Extracredi, em parceria com a Proconta Contabilidade de Itá realizou na noite de ontem, 06 de dezembro, no auditório da Câmara de Vereadores de Itá, um café com negócios, com foco no MEI (Microempreendedor Individual). O objetivo do evento foi levar informações acerca dos direitos e deveres do microempreendedor, em especial orientar sobre cuidados e responsabilidades com a legislação, a fim de manter-se em dia como empresa e não ter problemas futuros. A abordagem foi feita pela contadora Dione Mara Somensi, contadora do escritório parceiro do evento que alertou que ao Mei é permitida a contratação de apenas um funcionário, porém este não pode ser o cônjuge. Dione salientou a questão da aposentadoria, que com a contribuição do Mei ocorre por idade e não por tempo de serviço, e que em caso de o empreendedor querer contar tempo de serviço deve contribuir com a diferença de 15% de INSS em outra guia e informou sobre os demais direitos previdenciários como auxilio doença e maternidade. Aposentado por invalidez permanente, funcionário público, ou quem possuir outra empresa não pode ser MEI. Outra informação relevante é que a partir de 2018, o faturamento anual permitido passa para 81 mil reais, ou seja uma média mensal de R$ 6750,00.

A equipe da Extracredi disponibilizou as linhas de credito que a instituição oferece, e demonstrou o funcionamento do programa Juro Zero ofertada pelo governo catarinense e operacionalizada pela Extracredi na região, e a forma de atendimento que é através de visita ao empreendimento.

Num bate papo descontraído, o publicou questionou bastante, foi alertado sobre a importância do pagamento em dia do carnê do imposto e da declaração anual do Mei, além da baixa da empresa em todos os órgãos em caso de inatividade, a fim de não ficar em dívida ativa por desinformação.

Para a Extracredi, foi um momento ímpar de fazer a parte de orientação, atendendo a missão de responsabilidade social que a Oscip tem com seu cliente.

Semanalmente, a equipe da Extracredi atende a cidade de Itá, e informações e visitas podem ser agendadas pelo fone (49) 33285614.