Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Credioeste comemora os 102 anos de Chapecó

27/08/2019

A Credioeste, agência de microcrédito presente há 20 anos na cidade polo do Oeste, participou da tradicional festa em comemoração aos 102 anos de Chapecó e dos 71 anos da Rádio Chapecó, no último fim de semana. A programação, que atraiu centenas de pessoas na Praça Coronel Bertaso, contou com brindes, sorteio de prêmios, mateada e shows com artistas locais.

 

Ao longo dos anos, Chapecó se destacou como um dos principais municípios de Santa Catarina. É a quinta maior cidade catarinense em população, com aproximadamente 220 mil habitantes e possui o sexto maior PIB do Estado, de R$ 7,7 bilhões. A cidade polo do Oeste ocupa a 18ª colocação no ranking dos municípios brasileiros que mais geram empregos no País. O perfil das empresas, de acordo com o porte, é formado na maioria por microempresas com 92,4% e geração de empregos de 23,8%. Em seguida, destacam-se as pequenas empresas com 6,6% e geração de emprego de 27,9%, médias empresas (0,6%) somando 11,4% da mão de obra e grandes empresas (0,4%) que empregam 36,8%. 

 

O município possui segmentos econômicos estratégicos que incluem a fabricação de produtos alimentícios, metalmecânico, comércio varejista, transporte rodoviário de cargas, tecnologia da informação e construção civil. Além deles, conta com uma série de pequenos negócios que fazem a economia girar, criam empregos e diversificam, cada vez mais, a oferta de produtos e serviços para a comunidade chapecoense, regional e turistas que vêm de diversos locais do País e do mundo.

 

O crescimento dos pequenos negócios é expressivo nos últimos anos e, aliado a isso, o microcrédito vem obtendo espaço em Chapecó e região. A Credioeste atua para fortalecer as micro finanças e contabiliza inúmeras conquistas que demonstram o quanto a instituição tem sido importante para que as pequenas empresas tenham condições de investir e crescer.

 

No fim de semana, a equipe da Credioeste esteve presente na comemoração de aniversário do município expondo e divulgando os produtos para o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios. A gerente executiva, Marcia Biffi, destacou a importância de participar das ações que marcam o aniversário de Chapecó ao mencionar que é fundamental criar um vínculo com a comunidade, além do relacionamento com outras entidades e instituições e o próprio entrosamento entre a equipe em um dia de comemoração. Também salientou a satisfação por atuar em uma instituição que, assim como o município e também a Rádio Chapecó, vem crescendo a cada dia. “Somos ponto de apoio aos pequenos negócios e é um orgulho que a Credioeste tenha iniciado suas atividades em uma das cidades que mais crescem no Estado e, hoje, mantém entre as conquistas o fato de estar presente em outros municípios da região e alguns do RS”.

 

            A família do artesão Kahue Rafael de Oliveira, que desde 1992 trabalha com artesanato, impulsiona o pequeno negócio com o apoio da Credioeste há aproximadamente 15 anos. “Fizemos financiamento para a compra de matérias-primas para a confecção das peças. Com a Credioeste, conseguirmos impulsionar o capital de giro”, contou Kahue que atua com pedras semipreciosas, peças de madeira, couro, linhas, sementes e gravações em geral.

 

            O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, destacou a importância dos pequenos negócios, que são a maioria no município e fundamentais para a economia. “Em duas décadas, a instituição já realizou cerca de 22 mil operações, que correspondem ao montante de R$ 75 milhões de recursos disponibilizados. Muito mais do que o valor financeiro, é gratificante contribuir para a mudança de vida das pessoas”, frisou acrescentando que a agência de microcrédito cresceu junto com o município e consolidou seu objetivo de ser referência em microfinanças, fortalecendo a economia regional, gerando resultados para a instituição e para seus clientes de maneira sustentável.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional