Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Das miniaturas aos produtos em tamanho real

22/03/2018

Nos dias de chuva, quando não era possível trabalhar na propriedade rural, a família deJoselino dos Santos jogava cartas. Enquanto isso, ele ainda criança, ficava no porão da casa produzindo brinquedos de madeira. Este hobby, motivado por uma vocação, com o tempo virou negócio. Há pelo menos 26 anos, o empreendedor produz móveis de madeira com 100% de acabamento rústico, MDF em geral, além de carrocerias de caminhão e restauração de móveis antigos.  

Tudo começou com a produção e comercialização das miniaturas de carrinhos, caminhões e também de gaiolas de pássaros que produzia. A mudança de foco ocorreu quando uma cliente solicitou para que confeccionasse uma estante de madeira. “Mesmo sem cursos na área, assumi o compromisso e produzi a peça utilizando como principal equipamento um serrote. A partir daquele pedido foram surgindo outros e, aos poucos, fui ampliando a variedade de móveis. Hoje confeccionamos móveis para quartos, sala e cozinhas de residências, além de móveis para escritório, restaurantes, entre outros”, destaca Joselino ao comentar que o filho Welington Alves dos Santos e o genro Leandro Lago fazem parte da equipe.

Para investir em compra de equipamentos e matéria-prima, o empreendedor  faz empréstimos na Credioeste desde 2004. Até o momento foram cerca de 10 créditos. “Estou satisfeito com o atendimento tanto da equipe interna quanto do agente de crédito Valmor de Paula. Sem dúvida, estes financiamentos foram essenciais para auxiliar no crescimento dos negócios”. 

Segundo Joselino, a chave para o sucesso é gostar de trabalhar e ter amor pelo que faz. “É cansativo, mas com dedicação e comprometimento é possível ir longe”, salienta observando que a prioridade é produzir com qualidade e entregar no prazo. 

CREDIOESTE

A Credioeste é uma organização sem fins lucrativos, criada para atender empreendedores formais e informais. O objetivo é apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios, mantendo e gerando postos de trabalho, ocupação e renda por meio da concessão de crédito para capital de giro,  fixo e misto.

Os valores vão até R$ 10 mil, com pagamento de 06 a 24 meses. Além da sede em Chapecó, a Credioeste conta com três pontos avançados de atendimento: Nonoai (RS), que atende o norte do Rio Grande do Sul; Passo Fundo (RS) e Pinhalzinho (SC).

A metodologia de trabalho é própria e consiste em visitas dos agentes de crédito aos clientes para identificar as necessidades e orientar sobre o uso do crédito. Antes de formalizar o empréstimo, é feito um levantamento com o microempreendedor para obter informações econômicas, sociais e familiares. Com isso, é possível orientá-lo sobre a melhor forma de utilizar o crédito.

Fonte: MARCOS A. BEDIN - MB Comunicação Empresarial/Organizacional