Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Empreendedora expande negócios e almeja confeccionar roupas em motorhome

28/03/2024

Confira o vídeo da empreendedora Evanita Antunes da Silva: https://we.tl/t-30NPP6dvq1 

 

O sorriso modelado no rosto demonstra o orgulho em conquistar o sucesso diante de uma trajetória repleta de desafios. No anseio de atingir a independência profissional e garantir uma renda fixa, a nonoaiense Evanita Antunes da Silva, de 54 anos, identificou a oportunidade de empreender. O sonho de ter o próprio negócio se concretizou em Passo Fundo (RS), onde inaugurou a primeira loja de confecção. “Iniciei na área aprendendo a costurar. Fiz 1.200 horas de curso. Depois investi na capacitação técnica de reforma. Quando ingressei na graduação de Design de Moda eu já tinha muito conhecimento prático. Percebendo isso, a professora me orientou a me dedicar à confecção”.

 

As experiências acumuladas durante os 14 anos de empreendedorismo alcançaram o território catarinense. Para ficar mais próxima da família, Evanita decidiu mudar-se para Chapecó. Na capital do Oeste, investiu em um ateliê de costura. O espaço chamou a atenção de comerciantes locais, que compraram o ponto e prosseguiram os negócios. A venda do estabelecimento motivou a empreendedora a dobrar seus desafios e a inaugurar outra loja.

 

É na “Mania de Mulher” que Evanita cativa seus clientes. “As mulheres que frequentam minha loja não buscam apenas roupas e outros produtos. Elas também esperam encontrar uma amiga. Alguém para conversar, partilhar momentos, contar suas conquistas e frustrações, ouvir conselhos e tomar chimarrão. Aqui acham amor, cuidado e atendimento exclusivo. Isso é vantajoso, porque eu me cerco de boas companhias e garanto renda extra. Enquanto dialogamos já ofereço meus serviços de manicure. Continuo aprimorando essa habilidade. Mas empreender é isso. Requer dedicação e um olhar sensível para o novo e para o outro”.

 

Apropriar-se das oportunidades, de acordo com Evanita, exige pesquisa e planejamento. Para investir nos negócios, a empreendedora conta com o apoio de uma agência de microcrédito. “Conheci a Credioeste por panfleto. Foi em contato com a instituição que acessei recursos para comprar matéria-prima, equipamentos, mercadorias e, principalmente, fazer o capital de giro. Consegui expandir meus empreendimentos e minha renda dessa forma. Analiso as necessidades da empresa sem medo, orgulho ou vergonha de apostar em estratégias que só trazem vantagens. Ter uma linha de crédito não é sinal de fraqueza, mas indica que gerencio os negócios com segurança e amor pelo que construí”.

 

O agente de crédito, Ederson Behne, evidencia que a persistência e a resiliência são valores potentes da empreendedora. “Ajudá-la, a partir desses preceitos, é uma missão fácil. Evanita é uma cliente guerreira, disposta a realizar seus sonhos. Não é à toa que foi a cliente número 1.000 da Credioeste. Ela é protagonista da própria história. Por isso, o nosso papel é apresentar alternativas que contribuam para a concretização de suas metas. Exemplo disso é o último recurso, que foi usado para melhorar a infraestrutura da loja. O investimento foi a troca da porta de entrada. Agora o espaço ficou mais moderno e oferece mais segurança para os consumidores”.

 

A loja “Mania de Mulher” oferece uma variedade de produtos, desde roupas femininas e infantis a itens de bazar e brinquedos. A estrutura ainda conta com um ateliê de costura, onde Evanita fabrica e reforma peças. Agora, a próxima aposta da empreendedora é investir no setor masculino. “Além da “Mania da Mulher”, administro quitinetes e salas comerciais. A maioria é alugada por homens. O meu objetivo é trazer esse público para a loja também e oferecer roupas de qualidade, acessíveis e da moda, atendendo as necessidades e as expectativas dessa clientela. Outro desafio é fortalecer a divulgação dos produtos nas redes sociais, ainda tenho dificuldade no atendimento digital”.

 

Já no futuro, Evanita deseja se aventurar. “Trabalho há 33 anos na área e quero trazer novidades para a minha vida. Desejo ampliar meus horizontes. Planejo comprar um motorhome e explorar todos os cantos do Brasil, compartilhando meu conhecimento e produzindo roupas. Acho incrível ter novas experiências e trabalhar com essa liberdade. Não vou desistir desse propósito. Aliás, esse é o meu conselho para outras empreendedoras como eu. Nada é fácil. Não deixem seus sonhos para trás. Acreditem que é possível”, incentiva a empreendedora.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional