Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Extracredi recebe visita de representante da ABCRED

09/10/2018

A equipe da Extracredi recebeu na última terça-feira, 02 de outubro, a visita do terceiro Vice-Presidente e diretor administrativo da ABCRED (Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças), Ido José Steiner. O representante da instituição, que atua em nível nacional, mas tem mais de 50% dos seus associados na região sul, demonstrando a força e crença no associativismo, visitou a Extracredi a fim de conhecer e aproximar a ABCRED dos associados, aproveitando estada em Chapecó, durante evento de capacitação promovido aos agentes de microcrédito da região sul, numa iniciativa da ABCRED com o BNDES.  

Conforme Steiner, um dos desafios da gestão atual, que assumiu em abril deste ano, é conhecer as associadas e fortalecer o segmento defendo a regulação do mercado de microcrédito e a legislação do setor.

Durante a visita, Steiner e o presidente da Extracredi, Enio Luiz Fandaruff, receberam e falaram à imprensa sobre o Crescimento do Microcrédito no Brasil e a contribuição das Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público)  para o desenvolvimento local das pequenas cidades. Steiner cita que os negócios informais representam 70,8% dos clientes atendidos pelas Oscips e de acordo com os dados cadastrais disponibilizados por 27 entidades associadas, fica demonstrado um desempenho positivo do setor, no primeiro semestre de 2018, mesmo no cenário de crise econômica. “O número de clientes cresceu 2,96% e o índice médio de inadimplência caiu de 3,31% para 3,14%, na comparação com dezembro de 2017” citou. Segundo o representante da ABCRED, a vantagem do microcrédito produtivo orientado, que é o que mais as Oscips focam, é chegar naquele empreendedor formal ou informal, que geralmente não tem acesso ao sistema financeiro normal, e permitir a ele que tenha acesso a um crédito que viabilize seus negócios e melhore as suas condições e o seu empreendimento, realizando sonhos.

Para o presidente da Extracredi, Enio Fandaruff, na região são mais de 5500 clientes ativos que captam em média R$ 4 mil reais e que não teriam acesso a bancos no tempo e condições que os pequenos empreendimentos precisam. Conforme ele, uma Oscip, por suas caraterísticas de facilidade e forma de atendimento no empreendimento, fazem toda a diferença. “O crédito é concedido muito mais pelo caráter do empreendedor, pois a Extracredi acredita muito no sonho do microempreendedor e aposta  junto”, revela.

A diretora executiva da Extracredi, Tanara Bender diz que é muito gratificante trabalhar com microcrédito. “Você não trabalha, se apaixona, pois são tantos empreendimentos e sonhos que são fomentados e inúmeros deles mudam a vida destas pessoas, então não é só pela remuneração, mas pela contribuição social que cada empréstimo oferece” argumenta.