Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Iniciativas socioambientais promovem mais qualidade de vida em Chapecó

23/10/2023

Uma ação genuína que transcende amor e cuidado. Plantar árvores é a garantia de mais saúde e bem-estar para a população. Além de melhorar a qualidade do ar, preserva áreas verdes assegura a diversidade, regula a temperatura, reduz a poluição sonora, ameniza os sintomas de estresse e ansiedade, purifica os recursos naturais, promove união nas comunidades, fortalece o senso de responsabilidade e pertencimento nas cidades e valoriza as áreas urbanas, propiciando beleza estética e lazer.

 

Engajada nas ações em prol do meio ambiente, a Credioeste – Agência de Microcrédito – cumpre o seu papel no desenvolvimento econômico e social nas regiões onde atua. Um exemplo desse comprometimento com a comunidade e com a preservação de recursos naturais é a maneira que a instituição celebra datas especiais e eventos importantes para o desenvolvimento de Chapecó e região.

 

Um exemplo dessa potência foi a atuação da Credioeste, neste mês de outubro, na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi 2023). Durante os 10 dias de evento, a agência de microcrédito distribuiu, gratuitamente, mais de 4 mil mudas de árvores nativas e frutíferas aos visitantes. Para a gerente executiva da Credioeste, Marcia Biffi, foi contagiante sentir a energia do público e contribuir com a promoção socioambiental. “Mesmo após o fim da feira, a influência positiva persistirá, impulsionada pelo plantio das árvores e os futuros benefícios que trarão para a região. A Credioeste, por meio dessa ação, deixa uma marca duradoura, enraizada no compromisso com o meio ambiente e com a comunidade local”.  

 

A iniciativa contou com a parceria da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O coordenador do Viveiro universitário, Jocimar Wescinski, ressaltou a importância de promover educação ambiental. “Incentivamos esse aprendizado em nosso espaço por meio das aulas planejadas e atividades de extensão com prestação de serviços realizadas pelos acadêmicos de medicina veterinária e de agronomia. A parceria com a Credioeste também teve esse propósito educacional. Ficamos contentes pelo sucesso da ação. Agora, estendemos o convite para que toda a comunidade visite o nosso viveiro e siga fomentando esse cuidado com a natureza”.

 

HISTÓRICO DE AÇÕES

Na história da Credioeste, a entrega de mudas aconteceu em comemoração ao seu aniversário de 20 anos (em 2019), 22 anos (em 2021) e de 23 anos (em 2022). Em 2020, a distribuição ocorreu em alusão ao Dia da Árvore, adotando todos os cuidados de prevenção a covid. “Juntos desenvolvemos uma nova cultura e fomentamos a educação ambiental. Dessa forma, não apenas contribuímos para a expansão de áreas verdes, mas também incentivamos a sociedade a se envolver ativamente na proteção dos recursos naturais, além de inspirarmos as próximas gerações a empreender e a cuidar da natureza”, afirmou o presidente, Ivonei Barbiero.

 

As quatro edições promovidas na história da agência de microcrédito contaram com a parceria do engenheiro agrônomo, Alencar Belotti, sócio-proprietário da Bio Garden Meio Ambiente e Viveiro Florestal. "É essencial realizar ações que promovam a conscientização ambiental. Iniciativas como a da Credioeste ajudam a reduzir os impactos ambientais e a promover mais qualidade de vida. Por isso, devemos unir esforços e seguir engajados nesse projeto, pois é nosso dever preservar o meio ambiente para desfrutarmos dos benefícios e garantir um futuro próximo melhor para as novas gerações".

 

A busca por mais qualidade de vida, motivou, Alvadir Jorge Zauza, a morar no interior depois de viver 31 anos na cidade. Essa mudança estreitou seus laços com a natureza. Em uma das iniciativas da Credioeste, ele foi presenteado com mudas de goiabeira, pitangueira, ameixeira, cerejeira, entre outras espécies. “As árvores já estão florescendo. Tive a oportunidade de colher os frutos.  Estou muito satisfeito e feliz por ter participado da ação. Como sempre digo, quanto mais nós preservarmos a natureza, mais saúde teremos, além de reduzirmos os impactos ambientais. Quando cuidamos dos nossos recursos naturais com carinho e sensibilidade, tudo melhora. Saber que essa iniciativa está sendo semeada em novos espaços, alcançando também novos públicos, é inspirador. Precisamos agir em defesa ao meio ambiente”.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional