Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Nona Emma – Pães e bolachas com carinho e amor

07/07/2023

Às margens da SC 390, no quilômetro 32, em Peritiba, SC, fica a Nona Emma – Produtos Coloniais. Um espaço aconchegante que oferece ao viajante uma grande variedade de produtos feitos artesanalmente. Uma parte deles é feita ali mesmo pelas mãos da família Engel/Zanella que trabalha algumas horas do dia na cozinha do estabelecimento, fazendo variados tipos de pães e bolachas. A produção é colocada para a venda direta aos clientes e também destinada para a merenda escolar da rede municipal. “A gente faz o que gosta de fazer. Com carinho e muito amor e sem colocar nenhum conservante nos produtos”, diz Lúcia Engel Zanella, com um sorriso no rosto. Segundo ela, no início, o trabalho era feito na própria casa, mas foi necessário ampliar aos poucos, atendendo à demanda que foi crescendo. “Foi surgindo a necessidade de construir uma empresa maior, num local adequado, seguindo a legislação sanitária e, hoje estamos aqui”, acrescenta.  O nome Nona Emma é uma homenagem à avó da família, considerada por todos uma mulher lutadora que teve, nada mais nada menos, do que 17 filhos ao longo da vida.

 

Na agência Crecerto, a família conseguiu recursos para a aquisição de equipamentos de refrigeração que armazenam produtos perecíveis revendidos no estabelecimento. Através da linha de microcrédito Juro/Zero, conseguiram comprar este equipamento à vista por um preço bem mais em conta. “A parceria com a Crecerto foi muito importante. Naquele momento, nós não tínhamos o dinheiro. Assim, conseguimos comprar o que precisávamos e manter as contas controladas”, avalia Lúcia. 

 

A atividade desenvolvida garante uma renda extra à família que também trabalha na agricultura, mantendo uma tradição de muitos anos em Peritiba. O empreendimento envolve os três membros da família, o pai, Miguel Zanella, a mãe, Lúcia Engel Zanella e o filho, Lucas Zanella. Além dos produtos feitos no local, a Nona Emma oferece dezenas de outros artigos, desde doces em conserva, embutidos, perecíveis, bebidas, artesanatos, refeições e até caldo de cana.

 

Nona Emma -  Produtos Coloniais

SC 390 - Km 32 - Peritiba - SC

(49) 99925.4246

 

Fonte: Eduardo Camasetto - Redator CRECERTO