Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Painel do Festival Global de Inovação Social debate inovação social a partir do microempreendedorismo

16/04/2019

O empreendedorismo social foi um dos destaques do Festival Global de Inovação Social, evento que contou com 35 palestrantes nacionais e internacionais e que reuniu 1,4 mil pessoas neste domingo (14), em Florianópolis (SC). O tema foi abordado no palco principal do Centro de Inovação Acate Primavera, no painel "Inovação e microempreendedorismo", com participação da presidente e fundadora do Banco da Família, Isabel Baggio, da analista de inovação do Sebrae Nacional, Olivia Castro, da gerente de Mercado do Sebrae-SC, Soraya Tonelli, e mediação da Maíra Rodrigues, do Impact Hub. O grupo analisou o perfil do MEI e debateu formas de incentivo para que empresários de micro negócios possam se desenvolver, melhorar a qualidade de vida de sua família e impactar social e economicamente uma região.

 

Olivia Castro abriu o painel para apresentar dados da Pesquisa Perfil do MEI (Data Sebrae 2017). Criada há 10 anos, a modalidade já representa a maioria entre os negócios formalizados no país, ultrapassando o número de micro e pequenas empresas, e tem passado por mudanças nos últimos anos.

 

"O MEI tem sido um exemplo de inovação social e tem crescido o número de empresários que estão empreendendo por oportunidade, desconstruindo o mito de que trata-se de alguém que investe em um negócio por necessidade, tem baixa escolaridade e abriu um negócio somente para poder gerar a sua própria renda", disse Olivia.

 

Na sequência, Isabel Baggio trouxe o exemplo do Banco da Família, instituição catarinense presente em 80 municípios da região Sul e que há 20 anos concede microcrédito a famílias em vulnerabilidade social, ignoradas pelo sistema financeiro tradicional.

 

"Nossa história foi construída sob a crença de que o empresário de micro negócios, muitas vezes em situação informal, poderia prosperar, mudar sua realidade e desenvolver a região. Eram pessoas que alimentavam sonhos, mas que não eram apoiados", ressaltou a empreendedora.

 

Para encerrar, Soraya apresentou o case Salto, programa de aceleração de microempreendedores individuais que foi executado na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, e beneficiou 150 empresários em 1.500 horas de capacitação.

 

"O grande desafio foi fazer com que o microempreendedor pensasse grande sobre o seu negócio. A partir daí ele busca inovação e começa a projetar um crescimento para sua empresa", observou. O Festival

 

O Festival Global de Inovação Social é uma iniciativa do Impact Hub e foi realizado pela primeira vez no hemisfério sul. Ao longo do dia, palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas abordaram temas como inclusão, gestão, colaboração, sustentabilidade, evolução pessoal, conectividade e igualdade de gênero. O evento contou com apresentação da youtuber Júlia Tolezando, do canal Jout Jout Prazer, o fundador da Bando, Téo Benjamin, o favelamaker Raull Santiago e o co-fundador do Colaboramerica, Tomás de Lara.

 

Fonte: All Press Comunicação