Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Programa MEI UP

17/07/2023

Microempreendedores individuais decolam em Chapecó

 

Resultados dos negócios foram apresentados nesta semana durante encerramento da turma-piloto

 

Incentivar o crescimento sustentável do microempreendedor individual. Com esse propósito Sebrae/SC, Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Unochapecó, Pollen Parque Científico e Tecnológico e Prefeitura de Chapecó desenvolveram o Programa MEI UP. A iniciativa possibilitou cursos, consultorias, mentorias e diversas ferramentas para implementar nos negócios. Das empresas participantes 14% já saíram da condição de MEI e passaram para a modalidade de microempresa (ME).

 

Os resultados obtidos com a turma-piloto realizada em Chapecó foram destacados na última terça-feira (11), durante solenidade de encerramento. A programação contemplou pronunciamentos dos dirigentes das entidades promotoras, apresentação dos negócios remodelados para uma banca de avaliadores que analisaram a preparação para captação de recursos e entrega de certificados. O programa é constituído por quatro módulos: “Eu, empreendedor”, “O meu negócio”, “A gestão do meu negócio” e “Apresentação do MEI”, que buscam desenvolver o empreendedor nos quesitos comportamento e ferramentas de gestão.

 

“As micro e pequenas empresas representam um modelo de desenvolvimento socialmente justo, que está alinhado ao objetivo do Sebrae em auxiliar para que as pessoas possam construir o seu próprio caminho e sua liberdade. Agradecemos a parceria com a ACIC, a Prefeitura de Chapecó e o Pollen Parque pelo desenvolvimento desse belíssimo protótipo, que foi implementado durante 14 meses e apresentou resultados significativos. O próximo passo é levá-lo para todo o Brasil e beneficiar milhares de microempreendedores individuais. Parabenizamos também os empreenderes que apostaram no programa, se desafiaram e venceram essa etapa. Colocamos o Sebrae/SC à disposição para continuar com essa evolução”, analisou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.

 

O presidente da ACIC, Leonir Broch, prestou homenagem aos parceiros que abraçaram a proposta e a tornaram possível para contribuir com a evolução do empreendedorismo do município. “Dos 35 classificados, 22 realizaram a apresentação do seu negócio e concluíram o programa. Os formandos presentes mostraram resiliência e esforço, além de realizarem sacrifícios para aprender. Então, estão de parabéns porque quando nos dispomos a aprender é um indicativo que estamos preparados para crescer. Assim, tornaram-se exemplos de perseverança e vitória”, enalteceu.

 

“Vocês são responsáveis pelo sucesso desse programa, porque viram a oportunidade e não a ignoraram”, afirmou o ex-presidente da ACIC e idealizador do MEI UP, Nelson Akimoto, ao se dirigir aos empreendedores participantes. Para ele a determinação e a força em querer vencer contribuem para o crescimento do negócio. “Para triunfar é necessário vencer, para vencer é preciso lutar, para lutar é fundamental estar preparado. Isso fará a diferença na vida de uma empresa de sucesso, por isso também oriento que busquem no associativismo e no conhecimento o impulso para vencer em cada etapa”, ilustrou.

 

O gerente de negócios do Pollen Parque, Rodrigo Savenhago, parabenizou os empreendedores que seguiram pela trilha de conhecimento. “Esse momento de encerramento da primeira turma certifica que os empreendedores assumiram um grande projeto e foram até o fim. Esse será um diferencial de mercado, pois quando as empresas ou instituições buscam parceiros para execução de projetos analisam o comprometimento e a entrega correta”, enfatizou.

 

De acordo com o representante da Administração Municipal, Rodrigo de Lima, o objetivo inicial do programa sempre foi dar condições para que os MEIs possam crescer e se desenvolver. “Os empreendedores que concluíram o MEI UP são exemplos desse sonho concretizado, que será replicado nacionalmente”, destacou. Rodrigo também enalteceu que em Chapecó já são mais de 20 mil MEIs, número que amplia constantemente, e reforçou os serviços prestados pelo Simplifica Chapecó para dar suporte para quem deseja empreender.

 

AVALIAÇÃO

A banca avaliadora foi composta por: Lenoir Broch (presidente da ACIC), Márcia Biffi (gerente executiva da Credioeste), Rodrigo Savenhago (gerente de negócios do Pollen Parque), Sérgio Matte (presidente da Garanticoop Oeste) e Willian Suzin (representante da Seedcap). Entre os critérios para escolha das três apresentações vencedoras estiveram: problema/oportunidade, proposta de valor, solução, mercado/impacto, time e pedido para captações de recursos. Conduziram os trabalhos o gestor do programa no Sebrae/SC Leandro Pereira e a consultora credenciada ao Sebrae/SC que auxiliou na elaboração do programa Ida Norelider.

 

O primeiro colocado foi a Age Soluções, que atua na gestão e no gerenciamento de segurança do trabalho para a construção civil. A iniciativa é dos empreendedores Mário Cueto e Pamela Cueto, que foram os primeiros no Brasil a obterem o registro como assessoria do trabalho especializada na construção civil. Atualmente fornecem planos de serviço de segurança no trabalho, treinamentos, documentações obrigatórias e assessoria de acompanhamento das obras para micro e pequenas empresas desse setor, que representam 96%.

 

“A contribuição do MEI UP para nossa empresa foi completa porque transformou nosso negócio, nossa vida profissional, pessoal e familiar, além da visão de futuro, ou seja, em todas as áreas de nossa vida. Acreditamos que para acontecer essas mudanças na carreira, primeiramente, são necessárias grandes modificações internas e individuais. O MEI UP estruturou o conhecimento sobre nós enquanto profissionais, nossa autoconfiança como empreendedores e isso são fatores que alteram toda nossa realidade para que a empresa cresça”, analisou Mário.

 

Um dos diferenciais da empresa é a oferta do método Blindagem de Obras, na qual organizou todos os procedimentos de segurança do trabalho integrados de uma forma que se aliam para gerar aumento da produtividade, redução dos índices de acidentes e melhoria da qualidade da produção. A premiação da 1ª colocação consistiu em espaço para expor a marca no HJ Conference, que acontecerá no período de 28 a 30 de setembro deste ano, em Concórdia.

 

A segunda colocada foi a Cookies N´Blues, na empreendedora Kate Ida. Ela recebeu de premiação uma bolsa 100% para participação no Seminário Empretec. O terceiro lugar foi da empresa Compostex, que atua com composteiras e educação ambiental, do empreendedor Melquior Forgiarini Scheid. Ele foi premiado com uma bolsa de 50% para participação no Empretec.

 

FORMANDOS PRESENTES

Bellane Vinhos e Espumantes de Allan Rodrigo Assmann, Dona Fulana Personal Cheff de Ana Paula Alves Sangiogo, Além dos Quadros de Angélica Lüersen, Terrários da Cati de Catiucia Schwingel Battistoni, Articulares de Celia Elenara Missio, Agência Matilda: Comunicação com Propósito de Dauana Laís Zardo, Dó Ré Mi Fraldas de Pano de Ettiene Cibele Mittanck, Flávia Zorzi Consultoria e Treinamentos de Flávia Maria Zorzi Branco, YUME de Geisa Percio do Prado, Faixa Preta de Janer Andres Rodriguez Murillo, Josi Consultoria de Marketing de Josiane Franzen da Silva, Cookies N´Blues de Kate Ida, Proment Gestão de Ketlym Biolo de Souza, LF Soluções Empresariais de Luiza Carla Aparecida da Silva Fett, Loja Farofa: Roupa para Brincar de Mariana Caldas Batistello, Age Soluções de Mário Cueto e Pamela Cueto, Casa de Terapias de Marlize Kotz, Compostex: Soluções Sustentáveis de Melquior Forgiarini Scheid, DC Bilhar de Rafael Demarco e Pedro Demarco, Vis Comunicação: Estratégia e Conteúdo de Rosiane Zanovello, S2 Comunicação Humanizada de Suély da Silva Paula Piva e Hiperarte Ateliê Criativo de Sueny Di Domenico.

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional