Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Um empreendimento de dar água na boca

02/10/2018

A energia de uma jovem que ousou empreender cedo

O ano era 2015.  Luana Verza, uma adolescente de 15 anos que adorava cozinhar e já fazia doces e salgados para comemorações familiares, sempre com muito bom gosto e sabor, em uma aposta ousada, resolveu empreender. Assim, com o incentivo de amigos e familiares para investir na atividade, adaptou uma cozinha no porão de casa e começou fazendo doces, bolos e sobremesas.

Filha única, de um casal de professora e um microempreendedor, na cidade de Romelândia, que possui pouco mais de cinco mil habitantes, aos 16 anos Luana foi emancipada para abrir a própria empresa. Conforme ela, o empreendedorismo vem de berço. “Desde pequena eu circulava entre os negócios familiares, tomava conta da casa e fazia a comida, já que mãe geralmente estava fora.  Meu primeiro emprego foi aos 11 anos quando cuidava de uma criança, ajudava a mãe no posto de combustível e o pai no barzinho. Meu pai sempre foi do comércio, teve vários negócios e eu estava sempre no meio ajudando, aprendi muito. Eles me ensinaram muita coisa, mas o melhor ensinamento é a vida que nos dá”, argumenta Luana. 

Curiosa, ela sempre teve interesse por receitas, queria aprender a fazer, adaptava e testava novas opções. Desejava deixar a própria marca e, com o incentivo dos pais, o que era hobby, hoje virou profissão e a principal fonte de renda.   “A ideia inicial partiu de mim e quando a mãe chegou em casa e eu tinha criado uma página na internet, ela levou um susto. Ficou preocupada, mas depois que viu que tinha encomenda ela sempre ajudou.  O empreendimento tomou porte nestes três anos e com isso os pais e o namorado, apesar de terem outras profissões, passaram a aturar junto nas horas de folga, enquanto outros três funcionários e Luana somam-se em preparar e atender. Ainda assim Luana não abre mão de cuidar pessoalmente do tempero, controles e gestão. 

Do porão de 16m² onde iniciou, hoje Luana tem uma padaria e cafeteria numa espaçosa peça comercial da família, onde agrega uma linha de cafés gourmets e lanches variados. Lugar tranquilo, o espaço é frequentado por pessoas de toda região. O empreendimento também atende eventos externos como aniversários, casamentos, 15 anos. Conforme Luana, o apoio da Extracredi foi fundamental para a ampliação do negócio. “Em menos de um ano, precisei ampliar duas vezes”, comemora.

Para a agente de crédito, Tatiane Odete Luft que atende a empreendedora, a parceria promete ser duradoura. A Luana é um exemplo para os jovens, como para qualquer pessoa, é muito empreendedora e dedicada. Ousada, ela corre riscos calculados e paga seus créditos rigorosamente em dia.

Conforme Luana, desde o começo a internet ajuda muito, bem como as indicações. Hoje, com grande demanda, e diferente de quando começou, cursando o ensino médio e trabalhando a tarde e noite, e logo depois pressionada para decidir por um curso superior, quando optou por Letras e logo desistiu, agora ela está segura e quer cursar gastronomia.

Luana cita que a principal dificuldade que sentiu ao empreender veio dos órgão públicos. “As pessoas não incentivam”, além da dificuldade de estar localizada em uma cidade pequena e que fica fora de rota, dificultando o fornecimento de matéria prima. No entanto, hoje Luana sente-se realizada. “Encontrei o que eu queria. Faço o que gosto. As dificuldades só me fizeram crescer e agora já penso em abrir uma loja em Maravilha”.