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Uma autêntica empreendedora

20/04/2018

Quando Roseli Lopes começou a fazer curso de corte e costura, ela queria muito mudar de vida, mas não imaginava que seria dona do próprio negócio. Agora, ela quer ter a marca RL Modas reconhecida nacionalmente. E, se parece ousado pensar assim, é melhor não duvidar, pois a empreendedora já conquistou prêmios nacionais e segue focada para o crescimento da empresa.

Hoje com 43 anos, a empresária e costureira ‘Rose’ dedica-se quase que exclusivamente a empresa na pequena Irati, cidade do interior de Santa Catarina, com pouco mais de 2 mil habitantes, que a acolheu e a ajudou a acreditar no sonho de empreender novamente. A sala de costura funciona junto a loja em uma peça da própria casa, que é alugada, e onde ela e a filha mais nova vivem. O filho Claudio, de 26 anos, divide-se entre ajudar a mãe nas costuras e trabalhar como pedreiro para garantir o próprio sustento. Afinal, ele como a mãe, tem características de independência financeira.  Além do filho, Rose conta com a ajuda de uma funcionária na confecção das lingeries e ainda gera renda para outras oito famílias através de representantes comerciais que atuam na comercialização de suas peças em toda a região.

Com a auto estima apurada, hoje ela se dá o direito a cuidados pessoais, como fazer as unhas e ir ao salão de beleza. Cuidados, antes impossíveis. Afinal, a vida de Rose nunca foi fácil. Ainda jovem, ela deixou a cidade natal Dionísio Cerqueira, casou-se e foi morar em Brusque, capital da malha. Foi lá, onde a economia gira em torno das têxteis que ela aprendeu a profissão. Com a quarta série primária ela só conseguiu emprego na Sadia, fazendo a higienização. Trabalhava à noite das 21h às 5h. De segunda a quinta, pelas manhãs, fazia curso de costuras e nas sextas ganhava um extra como faxineira. A tarde era o tempo que restava para dormir e descansar.

Recomeçar essa rotina todo dia a incomodava. Ela mudou de emprego e foi para uma fábrica de malhas. Porém, o casamento ruiu e Rose separou-se. Voltou à região, vido morar em Chapecó, onde retomou a vida de faxineira. Logo depois conheceu outra pessoa com quem se casou e teve apoio para empreender e, juntos, colocaram uma fábrica de malhas, moletons e lingeries. Tudo andava aparentemente bem durante pouco mais de 2 anos. Mas a falta de experiência na área comercial e de uma política de crédito e cobrança adequadas fizeram o sonho se tornar pesadelo e a empresa quebrou em 3 anos. Rose conta que tinham dificuldades para vender e quando vendiam não conseguiam cobrar. O que ela sabia muito bem era, de fato, era costurar.

Desiludida, recebeu uma proposta para gerenciar uma fábrica de jeans em Irati, onde tem uma irmã. Foi a procura de um trabalho, decepcionou-se com a proposta e desistiu do emprego. Como consequência, reencontrou o rumo da própria vida e relançou o sonho.

Com CNPJ ainda ativo, já com três anos, ela, com a filha em Irati e o marido em Chapecó, resolveu fazer lingeries e vender na cidade, sob a marca RL Modas, que já tinha registro.  Ela sabia que a lucratividade nas peças intimas era muito maior que nas malhas e moletons, e já tinha experiência de onde havia errado no negócio que faliu. Recomeçou com o que tinha. Estudou, buscou ajuda e crédito.  E foi na Extracredi que ela conseguiu recursos e apoio para ampliar. Comprou máquinas, alugou uma casa bem localizada e recebeu até prêmio da prefeitura. Em 2017, o empreendimento dela e do filho teve a foto classificada em 2º lugar no Concurso Nacional de fotografia da Abcred.

Com o apoio do filho na gestão e produção, onde ele se destaca pela característica detalhista nos acabamentos, item que proporciona diferencial aos produtos da fábrica e ela em desenhar as peças, o empreendimento vai a todo vapor.

A empresa, já é referência na região, por realizar anualmente, sempre no mês de dezembro, uma feira de seus produtos com excepcionais descontos.

A empreendedora conta emocionada: “Já economizei sabonete para investir dinheiro na loja, hoje posso desfrutar de mais qualidade de vida”, comemora, reafirmando que o sonho é ver a marca reconhecida no mercado nacional.