Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Linkedin

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

16.05.2014 Credioeste comemora 15 anos em café com conselheiros e clientes

16/05/2014

A vontade de alguns visionários, em 1999, de facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendedores foi levada adiante e tornou-se possibilidade. Nesta segunda-feira, 19, a Credioeste – Agência de Microcrédito completa 15 anos de atuação em Chapecó e região. A data foi comemorada na última sexta-feira, 16, com recepção especial aos conselheiros e clientes.

Na época, prefeito de Pinhalzinho e presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Darci Fiorini falou aos presentes sobre o começo da Credioeste. A entidade que representava juntou-se com a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) e Sebrae/SC para pensar uma forma de auxiliar as empresas de pequeno porte. “Nossa ideia era que cada Prefeitura ajudasse com dinheiro para manter o giro de empréstimos, mas todos tinham medo de não receber o pagamento dos recursos e a administração acabar prejudicada assim como os empresários”, lembrou.

Então buscou-se outros credores, como Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), para cumprir com o pretendido. Hoje, depois de 15 anos, a Credioeste Chapecó tem um histórico de mais de R$ 40 milhões liberados em 13.000 operações realizadas para micro e pequenos empresários. Recursos que foram utilizados como capital de giro ou para investimento em maquinários/equipamentos e, consequentemente, fomentaram e fomentam Chapecó e região.

O presidente Ivonei Barbiero disse que os bons resultados são oriundos de muito trabalho de toda a equipe de agentes de crédito. “Chegamos aos 15 anos com muita maturidade. É um momento especial que precisamos comemorar”, afirmou.  

A Credioeste

A Credioeste – Agência de Microcrédito que é uma organização sem fins lucrativos e atende empresas formais, informais e pessoas físicas autônomas, foi criada com objetivo de apoiar o desenvolvimento de Chapecó e dos municípios da região, mantendo e gerando postos de trabalho, ocupação e renda através do financiamento aos micros e pequenos negócios, atuando exclusivamente na concessão de crédito para capital de giro, capital fixo e capital misto.

Conta com 23 conselheiros, sendo 13 representantes de instituições e 10 conselheiros independentes. A estrutura é composta ainda por 18 funcionários que estão locados em Chapecó, no posto avançado em Pinhalzinho e no posto avançado em Nonoai que atende o norte do RS. 

Com resultados exitosos e que demonstram grandes possibilidades de expansão, criou-se uma metodologia de trabalho própria que consiste em visitas aos clientes para identificar as necessidades e orientar o uso do crédito da melhor maneira. Antes de realizar o empréstimo, é feito um levantamento socioeconômico com o microempreendedor onde são colhidas informações econômicas, sociais e familiares. Dessa maneira, o trabalho da agência acaba se tornando uma espécie de orientação financeira.

 

Fonte: MARCOS A. BEDIN - MB Comunicação Empresarial/Organizacional