Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Linkedin

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha
Sem Foto

29.08 2013 Copom eleva taxa básica de juros para 9% ao ano

29/08/2013

O Banco Central elevou a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, passando de 8,5% para 9% ao ano, a partir de hoje (29.08), e com validade para os próximos 45 dias. A decisão é do Comitê de Política Monetária (Copom), que esteve reunido na terça e ontem para avaliar o desempenho das variáveis econômicas, internas e externas, com foco nas pressões inflacionárias.

Terminada a reunião do colegiado de diretores do BC, o Copom divulgou nota na qual "avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”. A decisão do comitê foi unânime.

Foi a quarta sessão seguida em que o Copom aumentou a taxa Selic em meio ponto percentual, depois de ela permanecer em 7,25% de outubro do ano passado a abril deste ano, no menor patamar da série histórica dos juros.
Em abril, o Copom elevou a taxa para 7,50%, e promoveu mais duas calibragens de 0,5 ponto percentual nas reuniões de maio e julho. Dosagem repetida ontem, em linha com as expectativas da maioria dos analistas financeiros, como mostra o boletim Focus, divulgado pelo BC, na última segunda-feira.

Com a Selic acima de 8,5%, a poupança volta a ter remuneração pela regra antiga, que equivale à correção de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais Taxa Referencial (TR). Um pouco melhor que o rendimento de 70% da Selic mais TR sempre que a taxa básica de juros for igual ou menor que 8,5%. Norma que passou a vigorar em maio de 2012.

As instituições financeiras, que servem de base para a pesquisa semanal do BC sobre os principais indicadores da economia, estimam que a Selic encerrará 2013 em 9,50%. Patamar que deve permanecer durante o ano que vem.

Fonte: Agência Brasil