Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

A garagem virou uma pequena metalúrgica

15/03/2022

Gilberto Artêmio Gumplinger virou metalúrgico nas horas de folga. Ele é vigia noturno numa empresa de Erechim, RS, e tira algumas horas do dia para se dedicar ao que mais gosta de fazer: construir estruturas de ferro. “Eu monto esquadrias, grades, portas, portão, janelas e outros produtos sob medida. É uma verdadeira paixão ver tudo, depois de pronto, instalado e o sorriso do cliente, faceiro e me indicando pra outro”, revela ele. Gilberto transformou a garagem da casa em sua oficina. Comprou um aparelho de solda, furadeira, parafusadeira e outras ferramentas. Adquiriu tudo isso com recursos da Crecerto, através do Microcrédito Produtivo.  “Aí, eu precisava do transporte para levar os produtos no cliente. Peguei um recurso a mais na Crecerto pra comprar uma camionete. Se não, teria que pagar frete”, comenta.

 

Gilberto diz que faz tudo para que o produto fique bem barato para o cliente. Ele conta que sempre tenta reaproveitar os materiais que muitas vezes as pessoas querem jogar fora como um portão ou uma grade meio estragada. “Não precisa ser feito novo. Aí, eu vendo só a minha mão-de-obra e cobro mais a solda e a tinta. Ele faz uma economia da metade do valor”, calcula.

 

O metalúrgico também fala com orgulho de sua clientela. Tem clientes que estão com ele desde o início da oficina. Gilberto explica que não anuncia em rádio, não faz propaganda nenhuma e nem vai de porta em porta oferecer o serviço. “É assim, um me indica pra outro que indica pra outro e, assim, vai. É no boca-a-boca. Como eu fiz em relação à Crecerto. Já indiquei pra muita gente”, compara.

 

Em seu empreendimento, ele conta com a ajuda da família, especialmente da esposa Maria que dá uma força na hora que precisa mover uma peça de um lado para o outro ou ajudar a carregar e descarregar a camionete. Graças ao empenho de todos, a renda da metalúrgica de fundo de quintal ficou maior do que a do salário de vigia. É a que garante o sustento da família de quatro filhos e o pagamento da faculdade da filha mais velha.