Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Banco da Família adota a metodologia Semáforo de Eliminação da Pobreza

17/12/2019

O Banco da Família, instituição catarinense de microfinanças, traz para o Estado a metodologia Semáforo de Eliminação da Pobreza. Consiste em um sistema desenvolvido no Paraguai que pontua ações estratégicas e coloca as pessoas como protagonistas das mudanças nas suas vidas. O modelo da Fundación Paraguaya, que foi destaque no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, pontua 50 indicadores de qualidade de vida. O Banco da Família firmou uma parceria com a instituição para adotar o programa nas regiões onde atua no Sul do Brasil.

 

A partir de janeiro, 300 famílias começam a participar de projeto piloto, informa a fundadora e presidente da instituição de microcrédito, Isabel Baggio. Os registros são feitos por aplicativo que pode ser usado no celular ou computador.

 

- A nossa missão é promover qualidade de vida e transformação social. Hoje, percebemos que isso não fica restrito à oferta de crédito. Nós queremos ajudar as pessoas a realizarem sonhos e essa ferramenta veio ao encontro do que já fazemos há 21 anos – afirma a presidente.

 

Para ela, o grande diferencial do Semáforo de Eliminação da Pobreza é garantir para as famílias o protagonismo no esforço de melhoria da sua qualidade de vida. O sistema já é adotado em 20 países, entre os quais Estados Unidos, Inglaterra, México e Chile.

 

O aplicativo conta com um mapa visual que destaca em vermelho ou amarelo os pontos que merecem mais atenção. A metodologia inclui um diagnóstico inicial e posterior apoio técnico do Banco da Família para a definição de planos para solucionar os problemas mais graves encontrados.

 

Os agentes de crédito do Banco da Família foram treinados pela Fundación Paraguaya para fazer tanto o diagnóstico quanto a definição de estratégias para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/estela-benetti/banco-da-familia-adota-a-metodologia-semaforo-de-eliminacao-da-pobreza