Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Credioeste fortalece atuação no Programa RS Trabalho, Emprego e Renda

15/12/2021

A Credioeste contribui, por meio do acesso ao microcrédito produtivo e orientado, com o RS Trabalho, Emprego e Renda (RS TER) – programa criado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS) e pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O objetivo é incentivar o empreendedorismo, ajudar na expansão de micro e pequenas empresas, gerar empregos, melhorar a qualidade de vida dos gaúchos e impulsionar a economia local.

 

Na última semana, a gerente executiva da Credioeste, Marcia Biffi, participou da 1ª Reunião da Câmara de Crédito/Garantia do Programa RS TER, em Porto Alegre (RS). O encontro, conduzido pelo secretário de Trabalho, Emprego e Renda (STER) Ronaldo Nogueira, teve por objetivo discutir a participação das Instituições de Microcrédito e Cooperativas de Crédito nos Seminários Regionais para difusão do programa, que contarão com a presença de prefeitos, empreendedores e Sociedade Civil Organizada (Diálogos RS TER: Encontros para a geração de trabalho, emprego e renda).

 

A pauta também debateu a criação do Fundo Garantidor para Crédito/Microcrédito com parte dos recursos oriundos da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda; editais para capacitação e assessoramento em gestão e melhoria de processos, produtos e serviços; entre outras ações.

 

ENTENDA O RS TER

O RS Trabalho, Emprego e Renda (RS TER) foca na capacitação das pessoas para a gestão dos seus negócios e na geração de trabalho, emprego e renda por meio do fomento ao empreendedorismo, a criação e/ou sustentabilidade de negócios embrionários, micro e pequenas empresas.

 

A iniciativa dispõe de três eixos para promover sustentabilidade econômico-financeira dos negócios: gestão, mercado e crédito. O primeiro disponibiliza alternativas de capacitação, qualificação, assessoramento, incubação e formação de mão de obra, com o intuito de aprimorar o conhecimento de empresários, orientando sobre ações estratégicas, gerenciais e operacionais. O segundo firma parceria com prefeituras e com o setor produtivo para estimular a comercialização dos produtos e serviços ofertados pelos micro e pequenos empresários.

 

O terceiro eixo oferece linhas de crédito tradicional e microcrédito produtivo e orientado visando facilitar o acesso aos recursos financeiros. Segundo Marcia, a Credioeste atende empreendedores informais, MEIs e produtores rurais da agricultura familiar – público que pode ter acesso ao RS TER. Para ter acesso ao crédito, o primeiro passo é fazer o levantamento socioeconômico e orientar a aplicação dos recursos. Depois, é definido o valor que pode ser de até R$ 20 mil e as condições de pagamento.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional