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Credioeste promove mais um evento do programa “Força para Elas”

15/07/2025

Cativar os clientes pode ser um desafio não somente para novos empreendimentos como também para aqueles que agregam anos de experiência no mercado e que têm dificuldade para acompanhar o ritmo e as transformações do mundo dos negócios. Achar meios de superar esses obstáculos é indispensável para garantir a venda de produtos e serviços. Com foco nessa temática, a especialista Magda Mercurio palestrou sobre "Venda de verdade: a mentoria que acelera seus resultados", durante o programa Força para Elas, promovido pela Credioeste (Agência de Microcrédito) para potencializar a atuação de mulheres em cargos de gerência e empreendedoras. O encontro foi realizado, na última semana, no Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP).

 

Para atingir a meta de conquistar o público e aumentar as vendas, Magda explicou a importância de identificar o perfil dos consumidores: desinteressado, pesquisador e comprador. O desinteressado é o cliente que encontrou a empresa por curiosidade ou acaso e que ainda não sabe que tem uma necessidade pelo produto ou serviço. Já o pesquisador gosta de questionar e busca, além da solução, compreender como se encaixa em sua realidade. O comprador é determinado, pesquisou, sabe o que quer e, normalmente, faz poucas perguntas. "Saber quem é quem permite ter uma abordagem correta, com a comunicação adequada e no momento certo. Isso faz toda a diferença", realçou a palestrante.

 

Além de ter conhecimento sobre as características de cada perfil, os gatilhos mentais também são estratégias para motivar o consumo. "O comprometimento é um meio de indução. Por exemplo, se um cliente chega em meu consultório e decide visitar outros estabelecimentos para comparar os serviços e preços, aperto a mão dele e peço para que, antes de tomar uma decisão, retorne à minha clínica. A pessoa olhou nos meus olhos, fez uma promessa, então criamos esse sentimento de compromisso. Normalmente, aumenta as chances de ela voltar, expor suas preocupações e nos dar a oportunidade de esclarecer dúvidas e até pensar em condições para que compre o produto e contrate o serviço. Isso serve para qualquer segmento."

 

Provocar a curiosidade dos clientes, seja ao divulgar novidades ou incentivá-los a ler um QR Code, contar histórias que gerem identificação e conexão, falar sobre as especificidades dos produtos e serviços, os diferenciais, identificar o motivo da compra, despertar emoções, indicar o interesse de outras pessoas pelos mesmos itens, alertar que é a última peça, evidenciar as vantagens, comparar custo-benefício, abordar com naturalidade, ouvir sem interromper e gerar a sensação de reciprocidade, como ajudar o consumidor de alguma maneira, com brindes e conselhos, são também gatilhos apontados pela palestrante que potencializam as vendas.

 

Um bom atendimento, para Magda, também se consolida a partir de três pilares: experiência, congruência e branding. "Não há marketing bom que salve atendimento ruim, ou seja, não adianta investir em publicidade, em redes sociais esteticamente bonitas, criativas, e prometer demais, se na prática o cliente não fica satisfeito com sua experiência. É importante ter congruência. A comunicação e o discurso da marca precisam estar alinhados com a cultura do negócio, além de fortalecer o branding, que não se resume somente ao nome, ao logotipo ou às cores da marca, mas desperta sentimentos nas pessoas e, muitas vezes, define como é lembrada."

 

Em um cenário dinâmico e altamente competitivo, conquistar e fidelizar, de acordo com a especialista, supera bons produtos e serviços. "Precisamos construir uma experiência de valor em todas as etapas da compra. Isso exige uma atuação estratégica. A exposição sensorial, os canais de venda, a personalização com apoio da inteligência artificial e a gestão sustentada por metas se complementam. Ao alinhar conhecimento, tecnologia, empatia e propósito, as empresas criam um ambiente propício para o crescimento, com clientes satisfeitos, equipes engajadas e resultados consistentes. Foi primordial compartilhar com as empreendedoras tudo que venha a engrandecer os negócios e melhorar o resultado das empresas", enfatizou Magda.

 

As orientações da especialista, para a coordenadora do programa Força para Elas e gerente executiva da Credioeste, Márcia Biffi, demonstram como é possível transformar o posicionamento dos negócios diante do mercado. "Foi uma troca rica, prática e, acima de tudo, alinhada à realidade de quem empreende todos os dias. Ao promover conteúdos como este, reforçamos nosso compromisso com o fortalecimento das mulheres nos negócios e possibilitamos o acesso a ferramentas que gerem resultados."

 

Cristiane de Almeida Oliveira empreende no segmento dos consórcios e relatou que a etapa de identificar o perfil de seus clientes já havia concluído, então se concentrou em compreender de que forma oferecer um atendimento personalizado. "As pessoas que buscam atendimento na minha empresa planejam a aquisição de, principalmente, imóveis e veículos. Vendemos sonhos. Recebê-los em um ambiente acolhedor e dedicar a eles a atenção que necessitam são dicas que prenderam a minha atenção e que com certeza me ajudarão a fidelizar mais parcerias", salientou ao afirmar que gosta de participar do programa pelo conhecimento e pelas trocas de experiências que agregam valor ao seu negócio.