Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Credioeste promove palestra sobre os cuidados com a saúde do homem

20/11/2020

A temática foi ministrada pelo urologista e médico cooperado da Unimed Chapecó Dr. Paulo Caldas

 

Para conscientizar sobre as doenças da próstata e incentivar o cuidado com a saúde masculina, a Credioeste promoveu, nesta semana, a palestra “Novembro Azul, ministrada pelo urologista e médico cooperado da Unimed Chapecó Dr. Paulo Caldas. Em cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, o evento presencial ocorreu somente para os colaboradores da agência de microcrédito, que foram orientados sobre Hiperplasia Benigna (HBP), prostatite e câncer de próstata.

 

A glândula prostática faz parte do sistema reprodutivo, responsável pela produção de boa parte do líquido seminal, fica localizada embaixo da bexiga urinária e pesa aproximadamente 20 gramas, semelhante ao tamanho de uma noz. A próstata pode desenvolver diversas doenças, a mais frequente é a Hiperplasia Benigna (HBP), que provoca o crescimento progressivo da glândula prostática e comprime o canal urinário, dificultando a passagem da urina. “Nesse caso, o jato urinário pode ficar fraco e o homem precisa fazer mais força para urinar, pois ocorre a obstrução da uretra. Também pode gotejar e aumentar a necessidade de ir ao banheiro”, afirmou Caldas.

 

O tratamento pode ser com medicação ou cirurgia. O procedimento cirúrgico mais frequente é a Ressecção Transuretral da Próstata (RTU), que remove o tecido prostático aumentado, com um aparelho, pela uretra. “O aparelho tem uma alça por onde passa uma corrente elétrica. Cortamos a próstata e removemos seus fragmentos até desobstrução total do canal”, complementou o urologista.

 

Outra doença que afeta a glândula prostática é a prostatite, que pode ser aguda ou crônica. Nesses casos, ocorre com a inflamação da próstata e pode se manifestar em jovens de 20 a 30 anos. A prostatite aguda apresenta sinais como febre, dor na bexiga, ardência para urinar e pode fechar o canal urinário. A prostatite crônica tem os mesmos sintomas mais brandos, por vezes de longa data, e sem febre.

 

Também foi abordado sobre o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil a patologia é a segunda mais comum entre os homens. Conforme o médico urologista, os maiores fatores de risco são idade, histórico familiar e etnia (origem afrodescendente). É difícil prevenir a doença, mas orienta-se atividade física regular, controle do peso, alimentação saudável e não fumar.

 

Para rastrear a enfermidade são recomendados o toque retal e exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA) a partir dos 50 anos e mais cedo para homens que fazem parte do grupo de risco. "Após o diagnóstico, a melhor conduta será proposta pelo médico de forma individualizada. Para cada caso de baixo risco pode-se seguramente acompanhar e, de acordo com a evolução, tratar ou não, estratégia chamada de vigilância ativa. Quando há necessidade de tratamento, cirurgia e radioterapia são as técnicas mais indicadas. Avanços nas técnicas cirúrgicas e radioterápicas podem oferecer melhores resultados funcionais que técnicas mais antigas, com intuito de preservar a qualidade de vida”, explicou Caldas.

 

O agente de crédito Valmor de Paula (56 anos) parabenizou a iniciativa da Credioeste. “Essa parceria nos oportunizou a troca de experiências. Quanto mais cuidarmos da nossa saúde melhor. Sempre é importante nos conscientizarmos sobre o câncer de próstata. Não tenho casos na família, mas neste ano eu já fiz todos os exames preventivos”, relatou.

 

Para o agente de crédito Renan Franco (35 anos), a palestra contribuiu para desconstruir preconceitos diante da realização do toque retal e do PSA. “A palestra foi muito esclarecedora e importante, pois já tive casos de câncer na família. Minha mãe faleceu devido o câncer de mama. Se tivéssemos feito o diagnóstico precoce talvez ela ainda estivesse aqui”.  

 

A gerente-executiva da Credioeste, Márcia Biffi, avaliou que cuidar da saúde é indispensável, principalmente diante do novo cenário provocado pela pandemia.  “O Novembro Azul é um excelente período de reflexão para intensificarmos o cuidado com a saúde do homem. A iniciativa facilitou o acesso às informações e incentivou os homens a manterem o cuidado para melhor qualidade de vida. Eventos como esse ajudam também as mulheres a entender o universo masculino e alertar pais, maridos e filhos a analisarem os seus hábitos e visitarem regularmente o médico”, destacou.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional