Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

FORÇA PARA ELAS

28/05/2024

Coração, mente e ação constroem marca e fortalecem negócios

 

Credioeste destacou o marketing pessoal durante o primeiro encontro do programa dedicado ao empreendedorismo feminino

 

 

Ações movidas pelo coração. É sustentada nesse afeto e cuidado que a especialista em marketing, Agnessa Leite, falou da importância de dedicar-se com amor à profissão, gerenciar os negócios com os valores e as metas alinhadas para chegar onde se deseja e marcar a vida das pessoas por meio das experiências. "Quando priorizamos nossa verdade e ouvimos o coração, movemos a mente e transformamos nossos comportamentos", afirmou a palestrante durante o lançamento do Programa “Força para Elas”, com o tema “Você marca! Como fazer o marketing pessoal impulsionar seus negócios e carreira”. O evento foi realizado pela Credioeste – agência de microcrédito – e ocorreu nessa segunda-feira (20), na Cantina do Cesec. 

 

Agnessa ponderou que a excelência é um hábito e pode ser alcançada atentando-se aos detalhes. “Precisamos compreender que sempre há algo para aprender. Não podemos estagnar. Por exemplo, quando iniciamos em um novo emprego, a tendência é que nos dediquemos com entusiasmo no primeiro mês. Mas não é um comportamento linear. Por que não nos empolgamos todos os dias? Atingir um alto nível de qualidade exige consciência de onde queremos chegar para entregarmos o melhor. Isso é uma filosofia de vida. Quando entrego o meu máximo e sei da minha intenção, reconheço o meu valor, mesmo que nem sempre o outro perceba de imediato.”

 

O marketing pessoal, de acordo com a palestrante, é reputação. Avaliar o próprio comportamento, escolher com cuidado a maneira de se vestir para cada ocasião e prezar pela comunicação são fatores que vendem a imagem e ajudam a definir a credibilidade que o profissional imprime para o público. “Saber fazer não é suficiente. O conteúdo não basta. É importante ter postura e se posicionar de forma adequada no mercado de trabalho, não só com ideias inovadoras, criatividade e domínio de conteúdo, mas também visualmente. Como me apresento?  O que me difere dos outros? Qual é o meu tom de voz? Linguagem e imagem impactam diretamente nos diálogos e parcerias humanizadas.”

 

A especialista ainda frisou que prestar serviço com amor também indica profissionalismo. “Uma pessoa pessimista, desorganizada, que chega atrasada no trabalho e que fofoca sobre os colegas e os reprime, não gera uma boa experiência para os clientes e nem para os colegas. Todas nossas ações dizem sobre nós, nunca sobre o outro. Ter ética e empatia é importante. Sobre isso, outro cuidado é o que compreendemos por feedback. Criticar não é feedback e não contribui para a construção profissional. Mas oferecer ajuda agrega e tem um impacto maior e benéfico”.

 

Para Agnessa, construir uma marca é um desafio que pode ser superado com dedicação e ações baseadas em pilares como planejamento, disciplina, entrega e análise. “Traçar metas, organizar o tempo, listar principais necessidades do negócio, aprimorar conhecimento, ser proativo, pedir feedback, avaliar o que não funciona e o que precisa melhorar, além de saber mudar quando necessário, são estratégias indispensáveis para apresentar mais credibilidade ao atender clientes e fechar negócios.”

 

A empreendedora Suzana Sá atua no segmento da beleza e foi motivada a participar do programa pela necessidade de fortalecer a presença do seu negócio. “É difícil definir um ponto de partida quando precisamos aprimorar algo. Mas estar seguro do direcionamento da empresa é fundamental. Esse encontro propiciou um embasamento sobre análise. Consegui pontuar minhas falhas e as oportunidades de melhorar minha atividade”, salientou.

 

O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, ressaltou que a palestra cumpriu o objetivo do programa de contribuir para a formação empreendedora das mulheres, motivando-as a gerenciar os próprios negócios e a assumir cargos de liderança. “Agradecemos a todas que reservaram um tempo para investir no conhecimento e que estão engajadas conosco nesta nova experiência. Ficamos felizes por celebrar os 25 anos da Credioeste com uma iniciativa tão especial que impulsiona a carreira e o empreendedorismo feminino.”

 

A gerente executiva da Credioeste e responsável pelo programa, Márcia Biffi, realçou que o “Força para Elas” foi planejado com muito carinho. “Foi uma alegria imensurável trocar experiências com mulheres que anseiam potencializar os negócios. Ainda temos um longo cronograma pela frente para aprimorarmos nossas competências e habilidades. Durante o ano discutiremos sobre a experiência do cliente, imagem e estilo, gestão financeira e gestão de pessoas. Também está prevista uma rodada de negócios.”

 

SOBRE A CREDIOESTE

A Credioeste é uma organização sem fins lucrativos, criada para atender empreendedores formais e informais. Surgiu com o objetivo de apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios, mantendo e gerando postos de trabalho, ocupação e renda por meio da concessão de crédito para capital de giro, capital fixo e capital misto, além de melhorar a qualidade de vida dos clientes.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Foto: Débora Sberse/MB Comunicação