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Mãe e filha expandem negócio e investem no atendimento on-line

09/04/2021

O sonho de Loridane Borges (43 anos) de ter o próprio negócio, em Marau (RS), iniciou em 2000, quando a empreendedora inaugurou seu salão de beleza. Após 16 anos no ramo, encerrou o atendimento ao público ao desenvolver problemas de saúde. A filha Kellyn Cristine Borges (22 anos) acompanhou todas as dificuldades da mãe.

 

“Ela sentia desconforto ao executar os principais serviços, como cortes de cabelo, penteados e unhas. As clientes sempre elogiaram o atendimento. Voltavam para casa com maior autoestima, felizes e com o visual renovado. Por isso, quando minha mãe fechou o estabelecimento, as mulheres que frequentavam o salão sentiram sua falta. Foi um período complicado para ela”, relata Kellyn.

 

Loridane priorizou a saúde e não desistiu dos negócios. Investiu no segmento de vestuário. Nos primeiros meses, superou as dificuldades financeiras com o auxílio de seu pai. Em 2018, inaugurou o primeiro espaço físico da loja. Com o aumento das vendas e a oferta de marcas exclusivas de roupas, calçados e acessórios, a empreendedora sentiu necessidade de inovar. Em junho de 2020, a loja “Lê e Lá” atualizou o endereço.

 

A nova loja possui 150 metros quadrados e conta com um ambiente moderno e aconchegante para atendimento ao público. Todos os móveis foram produzidos pelo marceneiro e marido de Loridane, Edgar Borges. Por meio do Programa de Microcrédito da Credioeste, a empreendedora investiu na reposição de produtos e na compra de manequins. “O acesso ao crédito foi essencial, pois também garantiu o capital de giro da nossa empresa”, destaca.

 

MICROCRÉDITO

 

A parceria entre a Prefeitura de Marau (RS) e a Credioeste facilitou o acesso às linhas de créditos para empreendedores no município. De acordo com o responsável pela Sala do Empreendedor, no setor de Desenvolvimento Econômico, Claúdio de Oliveira, o objetivo é identificar microempresários que necessitam de financiamento e auxiliá-los no desenvolvimento de suas empresas. “Geralmente, o empréstimo por meio de bancos é demorado e com altos encargos. Nosso intuito é desburocratizar os procedimentos para que o empreendedor possa investir em seu negócio de forma rápida e segura e com resultado eficaz”, ressalta.

 

A gerente executiva da Credioeste Márcia Biffi afirma que o microcrédito produtivo e orientado pode ser feito para capital de giro, fixo e misto. “O empreendedor formal e informal pode tomar emprestado até R$ 15 mil da nossa agência e parcelar de seis a 24 vezes. Esse é o nosso propósito, apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios, gerar empregos e renda por meio das linhas de crédito nos municípios onde atuamos, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.

 

ATENDIMENTO ON-LINE

 

Além de investir na estrutura da loja, mãe e filha apostaram nas plataformas on-line. Kellyn é formada em Administração e gerencia o setor financeiro da empresa. No curso também aprendeu sobre gestão de pessoas, marketing e outros conteúdos que contribuem para sua rotina na loja. Para Kellyn, a experiência contribuiu para a criação do site (www.leelamodacomestilo.com.br) e de conteúdos para as redes sociais (Facebook e Instagram: @leelamarau).

 

“Foi essencial compreender como funcionam as principais ferramentas on-line e como definir e aplicar as estratégias para aumentarmos nosso engajamento. Para agregar valor ao nosso trabalho, estamos investindo em consultoria de estilo, com o objetivo de orientar as clientes sobre os melhores modelos e cores de roupas e calçados para harmonizar com seu formato corporal, além de deixar o guarda-roupa mais versátil e criativo. Trabalho importante também para a fotografia de nossas redes”, destaca Kellyn.

 

O atendimento presencial aliado às vendas on-line contribuiu para o crescimento das vendas. Ao todo, a loja possui aproximadamente 250 clientes. “Nosso objetivo futuro é expandir ainda mais nossa clientela. Outro propósito é abranger novos municípios com as vendas on-line, além de construirmos nosso espaço próprio para sairmos do aluguel. Apesar das dificuldades, planejamos diversas estratégias para enfrentarmos a pandemia e obtermos maior sucesso profissional”

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional