Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

“Marido de aluguel” incrementa negócio com acesso ao crédito

04/01/2023

O principal desafio de quem começa a empreender é a limitação de recursos. Valdenir Prestes Lemes, de 44 anos, proprietário da empresa S.O.S. Lemes Marido de Aluguel de Pinhalzinho (SC), iniciou com “a cara, a coragem, o investimento de aproximadamente R$ 600 reais na aquisição de ferramentas essenciais e sem capital de giro”, recordou. O sonho de ter o próprio negócio despertou a partir do conhecimento no ramo de atuação, da experiência nessa área e por vislumbrar que o município está em pleno crescimento e a mão de obra é cada vez mais escassa. “Amo o que eu faço e os moradores precisam do meu trabalho” ressaltou.

 

Natural de Manoel Ribas (PR), Lemes mora desde 2001 em Pinhalzinho (SC). “Na época enfrentei dificuldades até para conseguir emprego, realidade bem diferente de agora”, analisou. Há dois anos formalizou sua empresa de prestação de serviços em pintura, aplicação de papel de parede ou de manta asfáltica, lavação de telhados, limpeza de calhas, higienização de caixas d’água, instalações elétricas, consertos hidráulicos, corte de grama, fixação de cortinas, lustres, vasos sanitários e outras demandas domésticas.

 

O nome S.O.S. Lemes Marido de Aluguel surgiu após inúmeras conversas com sua esposa Maria de Lurdes Pires Lemes, que tinha em mente muitas sugestões. O empreendedor explicou que a indicação vitoriosa foi a que remeteu a um chamado de emergência ou de algo que precisa ser feito imediatamente, ou seja, chamou e já está à disposição. Lemes brincou que num primeiro momento a nomenclatura “marido de aluguel” era confundida com outras atividades, principalmente, porque na região não se ouvia falar. “A maioria ria do nome ou ficava desconfiada. Uma pessoa me disse que iria me dar bem em Pinhalzinho porque não tinha ninguém na cidade que prestava esse tipo de serviço, mas que para isso precisava tirar o termo marido de aluguel. Respondi que não tiraria porque essa é a minha marca. Não desisti e a cada dia tenho mais clientes”, comemorou.

 

Atualmente, atende em média de 25 a 30 clientes por mês, mas pretende chegar a 40 o quanto antes. Em sua trajetória empresarial, Lemes já solicitou várias linhas de crédito na Credioeste – Agência de Microcrédito para investir em sua atividade. “Hoje tenho um capital bem melhor e já posso pegar qualquer desafio maior pela frente. Para 2023, pretendo ter uma equipe de mulheres profissionais na limpeza e com isso incrementar minha área de atuação”, antecipou.

 

PECHINCHA PINHALZINHO

Com a intenção de divulgar seu trabalho e prospectar novos clientes Lemes participou da 3ª edição do Pechincha Pinhalzinho, realizada no mês de setembro. “Foi a primeira feira que participei e a experiência foi ótima. Me organizei ao máximo para divulgar meu trabalho, explicar sobre os serviços que presto e expandir minha cartela de clientes. E espero que tenha outras oportunidades como essa”, destacou.

 

A iniciativa buscou estimular os consumidores a comprarem no comércio local, motivar as empresas a realizarem promoções possibilitando a renovação dos estoques, a demonstração de novos produtos e fomentar o fluxo da economia local. A campanha foi uma promoção da Administração Municipal, da Sala do Empreendedor, da ACIP e da CDL de Pinhalzinho e contou com apoio do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora. Em 2022 participaram gratuitamente 122 empresas, inclusive a Agência da Credioeste de Pinhalzinho.

 

Como resultados da campanha, a atendente da Sala do Empreendedor e agente de desenvolvimento, Clédia Thome, apontou aumento das vendas, incremento no número de pessoas nos estabelecimentos comerciais e, principalmente, prospecção de novos clientes. “Os empresários avaliaram positivamente a edição, recebemos visitantes da região que aproveitaram os descontos de até 70%, divulgamos os potenciais de Pinhalzinho e tivemos incremento econômico local”, reforçou. O agente de desenvolvimento Diam Carlos da Silva antecipou que a próxima edição está prevista para setembro de 2023 e as inscrições das empresas interessadas devem ser feitas na Sala do Empreendedor de Pinhalzinho.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional