Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Marmoraria ecológica reaproveita toda a água

01/11/2019

A Trentin – Mármores e Granitos, localizada em Concórdia, SC, é uma marmoraria diferente. Há dois anos o proprietário decidiu transformar o processo de fabricação das peças em um processo ecológico. A produção de soleiras, pingadeiras, pias, cozinhas, tanques e balcões de banheiro exige o uso de muita água que serve para amenizar o atrito das lâminas de corte com as pedras. O consumo de água chega a quase três mil litros por dia. “É muita água. Pra cortar a pedra, que é muito dura, pra fazer o polimento das peças. Tudo precisa de água aqui na Marmoraria”, confirma Jorge Cristiano Trentin, proprietário da empresa.

 

Diante disso, ele resolveu construir um sistema de reaproveitamento da água que trouxesse economia e que protegesse o meio ambiente. O funcionamento é simples. A água usada na produção escorre para fora da Marmoraria e cai em minitanques de decantação que separam os resíduos sólidos do líquido. Depois, a água limpa é jogada por uma bomba submersa para uma caixa d`água colocada no telhado de onde vem toda a água usada pelos funcionários da fábrica. Além da reciclagem, Trentin também reaproveita a água da chuva que vem pelas calhas e é depositada numa cisterna e, da mesma forma, é bombeada para a caixa no telhado. “Assim, a gente não usa, praticamente, nada da água do sistema de tratamento da Casan. Eu pago a taxa mínima para a Casan e evito de jogar tudo no meio ambiente”, se orgulha ele.

 

Por último, ocorre o reaproveitamento dos resíduos separados da água. A pasta que sai dos minitanques é desidrata, vira pó e é peneirada para ser adicionada a uma resina e se transformar em excelente cola usada nas peças de mármore e granito.

 

Foi esta engenhosidade que fez com que Trentin procurasse a Crecerto. Ele queria construir uma máquina diferente para fazer os cortes das pedras. Com o apoio financeiro, o pequeno empresário transformou um equipamento de corte de madeira em uma cortadeira de granito. “Só a Crecerto aceitou financiar um equipamento que não era novo. Comprei os motores e o sistema elétrico com os recursos e a máquina tá funcionando super bem”, diz ele.

 

A Trentin- Mármores e Granitos – começou quando o proprietário ainda era funcionário de outra marmoraria. O sonho de ter a própria empresa se tornou realidade há três anos. No início, havia apenas um funcionário e a esposa que cuidava do escritório. Agora, já são quatro funcionários e com perspectivas de crescer ainda mais. A fábrica já atende clientes de outros municípios, como Chapecó e Joaçaba, por exemplo. “Vamos crescer mais, claro”, garante Trentin.