Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Linkedin

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Pausa nas contratações em maio afeta resultado do Programa Juro Zero

09/07/2025

Florianópolis (SC) – Com base nos dados consolidados do Badesc, a Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul do Brasil (AMCRED-SUL) divulgou o resultado de maio de 2025 do programa de contratações do programa Juro Zero, que registrou variação de -71,72% em relação a abril. O recuo ocorreu por conta de uma pausa de 20 dias em novas contratações dentro deste período de maio por parte do Badesc.

 

Em maio foram registradas 539 novas operações com valor total de R$ 2.634.025,00, praticamente um terço do volume de um período normal de captações. A média mensal de janeiro a abril ficou em de 1.657 operações. Com o resultado de maio a média em cinco meses veio para 1.424 operações.

 

O Presidente da AMCRED-SUL, Ivonei Barbiero, salientou que o resultado já era esperado por conta desta eventual pausa de 20 dias nas contratações, uma ocorrência que reflete com fidelidade, na prática, a importância deste programa.

 

Barbiero enfatizou que existe uma grande preocupação de todas as entidades que operam com esta solução financeira em relação a sua continuidade para 2026, a qual depende de uma decisão do Governo do Estado. Desde que o programa foi implantado em 2011, já foram fechadas mais de 197 mil operações que significaram um total de mais de R$ 740 milhões liberados em empréstimos, valor investido na economia e transformado em oportunidades de empregos e de negócios.

 

- Temos o microempresário como a base da pirâmide da nossa economia e o acesso ao Juro Zero significa uma garantia de que esta engrenagem ganhe continuidade a partir da manutenção do programa em 2026 – reforçou o dirigente.