Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Reforma da previdência vai ajudar retomada do crescimento, diz Pellizzaro, durante evento das instituições de microcrédito na Capital

21/11/2019

Encontro promovido pela Amcred encerrou nesta terça-feira (19), no auditório do Sebrae

 

A reforma da previdência abriu perspectivas para a retomada do crescimento econômico do País, disse o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior, na abertura do 5º Encontro do Programa de Microfinanças da Região Sul do Brasil, na tarde da última terça-feira (19), no auditório do Sebrae, em Florianópolis. O evento celebrou os 20 anos do microcrédito catarinense, instituído em 1999 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e reuniu todas as instituições de microcrédito que compõem a entidade, além de autoridades.

“Entre 2014 e 2016, o Brasil enfrentou a pior recessão de sua história desde o descobrimento. Sentiremos esse impacto pelos próximos 15 anos, pelo menos. A reforma da previdência foi muito importante, porque se ela não fosse feita, daqui a três anos fatalmente o Brasil daria um calote, não na dívida externa, que está sob controle, mas no mercado interno, o que teria um efeito devastador”, disse Pellizzaro, ao traçar um panorama sobre a economia brasileira nos últimos anos, sob o viés do crédito. 

Segundo ele, o consumidor ainda está receoso e a indústria ainda opera com capacidade ociosa, porém aos poucos a confiança começa a dar sinais positivos. “E crédito é confiança. Se as pessoas não acreditam que as coisas vão melhorar, elas param de consumir, gerando um círculo vicioso. O crédito é o grande impulsionador do PIB”. 

Os principais desafios, disse, são inovação e aumento da produtividade. “No Brasil, o trabalhador custa caro e tem baixa produtividade”. E brincou dizendo que “tem também o risco internacional e a instabilidade política, que são o twitter do Trump e o twitter do Bolsonaro”. O empresário finalizou sua palestra destacando o Cadastro Positivo, que entra em vigor em janeiro e segundo ele trará enormes benefícios para todo o mercado. “Ele vai reduzir em 40% a inadimplência e premiar as pessoas que pagam suas contas em dia”.

O presidente da Amcred, Márcio Rossini, considerou esta a melhor edição do encontro. “Foi um evento mais compacto, mas muito prestigiado pelas instituições e que teve esse viés de celebração do trabalho de todos os agentes, dirigentes e voluntários que atuam no microcrédito catarinense”, disse.

 

Fonte: All Press Comunicação

Fotos: José Somensi