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Sala do Empreendedor de Chapecó intensifica qualificações para fortalecer os pequenos negócios do município

30/09/2019

Negócios da beleza, associativismo e cooperativismo para artesãs, marketing, organização da empresa e vendas foram os temas abordados, neste mês de setembro, nas oficinas realizadas pela Sala do Empreendedor de Chapecó, situada junto ao Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes. Essa estrutura integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

 

O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, destacou que a Sala do Empreendedor é um espaço para atender os microempreendedores individuais (MEIs), os empresários de outras categorias jurídicas e de quem almeja ser empreendedor. “Nosso objetivo é potencializar o desenvolvimento da economia com a geração de emprego e renda, além de fomentar a diversificação de atividades”, ressaltou.

 

Oficinas

 

A primeira oficina realizada foi de “Negócios de beleza”, com a participação de mais de 60 profissionais da área. Os assuntos abordados contemplaram os benefícios e requisitos para se tornar um MEI; os cuidados com a limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais utilizados nos clientes; as linhas de crédito disponibilizadas pela Credioeste e as estratégias para utilizar as mídias digitais para divulgar o negócio.

 

Os participantes também esclareceram dúvidas sobre a Lei nº 13.352/2016, conhecida como Lei do Salão-Parceiro, que visa formalizar a contratação de cabeleireiros, esteticistas, barbeiros, depiladores, maquiadores,  manicures e pedicures. Conforme a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Simone Grobe, essa modalidade é recomenda aos profissionais que possuem autonomia sobre seus horários e que prestam serviço a um salão de beleza. Para auxiliar na adequação dessa legislação a consultora disponibilizou modelos de contrato e aplicativos para o controle dos recebimentos e das comissões.

 

A manicure de 24 anos, Jaine dos Santos, funcionária de um salão de beleza no bairro Trevo há dois anos, aprovou a realização da oficina voltada a orientar os profissionais. “Com esses encontros conseguimos esclarecer dúvidas sobre o nosso cotidiano, inclusive, me auxiliou na decisão de me tornar um MEI e compreender os benefícios da Lei do Salão-Parceiro, que me proporcionará mais segurança para me manter na atividade”, comentou. 

 

Associativismo e cooperativismo para artesãos” foi o tema da segunda oficina conduzida pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC Osvaldo Mota, com a participação de 40 participantes. No evento foi abordado o processo de construção de uma associação, quais suas vantagens e seus propósitos. “O objetivo foi capacitar esses profissionais para fortalecer o setor e mantê-los unidos em prol de objetivos comuns. Para isso, apresentei formas para compor uma entidade moderna, preocupada com o processo de gestão e que gere benefícios aos seus associados e assim, futuramente, possa se desenvolver”, relatou.

 

A artesã há 20 anos, Margarida Alves, ressaltou a importância da oficina, principalmente, para manter os profissionais do segmento unidos. “Essas qualificações são importantes e poderiam ser realizadas com mais frequência porque sempre aprendemos e podemos melhorar em nossa atividade”, explicou.

 

Em Chapecó, estão cadastrados junto à Secretaria de Assistência Social 426 artesãos, sendo 16 indígenas. No município há cinco entidades do setor: Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Verde Vida, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD), Uniarte e Cia do Artesanato. Os artesãos cadastrados podem participar das feiras no Calçadão da rua Benjamin Constant de quinta-feira a domingo e também contam os seguintes espaços para comercializar seus produtos: rodoviária, Centro de Informação Turística e aeroporto.

 

A terceira oficina abordou “Marketing” e foi ministrada pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Renate Hass. O objetivo foi preparar os 10 participantes para pensar e planejar as vendas com as estratégias de marketing, compreendendo as necessidades do mercado e com possibilidades de crescimento do negócio. “O marketing é um conjunto de ações que visam identificar uma necessidade e atendê-la de maneira que o consumidor fique satisfeito e o empreendedor tenha lucro. Para isso, são utilizadas quatro ferramentas, conhecidas como os 4Ps: preço, produto/serviço, ponto e promoção”, explicou.

 

Como melhorar a organização da empresa aplicando o 5S” foi tema da quarta oficina e foi ministrada pela consultora credenciada ao Sebrae/SC Tania Smaniotto Sangoi, que ressaltou os cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem-estar e autodisciplina. Entre os assuntos abordados estiveram o mapeamento de processos, melhoria contínua, programas de qualidade, controles de documentos e gestão do conhecimento. “O primeiro passo é identificar o que é mais importante organizar na empresa, definir um departamento por vez para separar o útil e eliminar o desnecessário”, esclareceu. Os benefícios de implantar a gestão da qualidade são da melhoria do ambiente de trabalho, maior produtividade e eficiência, redução de custos e perdas, disciplina de hábitos e atitudes.

 

A última oficina foi sobre “Vendas: como atender, envolver e conquistar clientes para aumentar as vendas” ministrada pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Renate Hass, que abordou a importância da pré-venda, das estratégias de vendas, do pós-venda e das características de um bom vendedor. “Vendas é um processo de persuadir um possível consumidor a adquirir uma mercadoria ou serviço para atender as suas necessidades e seus desejos”, explanou.

 

Mais informações sobre cursos e capacitações da Sala do Empreendedor de Chapecó pelo telefone (49) 3319-1028.  

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional