Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Superação e sucesso marcam a trajetória da empreendedora Jusiane Adachari

20/01/2021

Linhas de crédito auxiliaram a proprietária de um salão de beleza a pagar as dívidas, conquistar novos clientes e expandir os negócios

 

Localizado no Centro de Chapecó e planejado com carinho pela empreendedora Jusiane Cristina Adachari. O seu novo salão de beleza é resultado de uma história marcada por muitos desafios. Nesse ambiente energético, como carinhosamente é chamado, ela recebe suas clientes com um saboroso cafezinho. Os cuidados especiais na pandemia e o atendimento personalizado fortaleceram a amizade com todas as pessoas que costumam visitar o salão.   

 

“Eu batalhei muito para chegar onde estou. Esse já é um bom motivo para eu achar a minha profissão prazerosa. Porém, com anos de experiência, percebo que muitas mulheres buscam também uma companhia. Muitas vezes elas chegam tristes e vão para casa contentes. Esse é o meu propósito, prestar um bom atendimento e oferecer um lugar aconchegante, onde possam se sentir em casa e sair com o astral renovado”, destaca Jusiane.

 

Desde a adolescência, Jusiane ajudou sua mãe com as finanças da casa. Ao completar 14 anos começou a trabalhar no comércio, foi freelancer de vendas e auxiliou sua tia, proprietária de uma empresa de limpeza. Aos 16 anos foi morar com o pai em Recife, onde ficou três anos para fazer uma cirurgia ortognática de bucomaxilo (redução de mandíbula e alinhamento facial). Em seguida, voltou para Chapecó.  Aos 21 anos casou-se. Aos 24 anos teve o primeiro filho. Após, com outras responsabilidades, ingressar em novas áreas foi crucial para impulsionar sua carreira.

 

Durante oito anos, Jusiane trabalhou em uma empresa que oferece toda a linha de cosméticos e perfumaria. Depois, tornou-se vendedora em uma loja de bijuterias, onde ficou até 2012. Nesse período, atentou-se a oportunidade de qualificar-se no ramo da beleza e empreender. Para abrir o salão, a empreendedora fez o primeiro curso de cabeleireiro na escola Mano Muniz.

 

“Fui sincera com o meu chefe sobre a intenção da qualificação. Eu estava disposta a ter o meu próprio negócio. Porém, eu tinha um bom relacionamento com os clientes na empresa onde eu trabalhava. Vendi muitos relógios, que eram os produtos mais caros. Então, ao perceber que precisaria contratar outra pessoa, ele não ficou muito contente. Mesmo assim optei por dar continuidade ao sonho”, afirma à profissional.

 

A empreendedora firmou parceria com uma amiga, que fez curso de manicure para ampliar os serviços oferecidos no salão. Para o primeiro espaço, em uma sala comercial alugada no bairro São Cristóvão, Jusiane reaproveitou as poltronas, o guarda-roupa da vizinha para estocar produtos e outros móveis de casa. Os materiais para atendimento foram pagos no boleto. “Minha colega enfrentou problemas pessoais e precisou dedicar o seu tempo para solucioná-los. Por isso, desfizemos a sociedade”.

 

Nesse período, não agregou renda para as finanças pessoais. Para girar o capital do seu negócio, financiou R$ 3.000,00 em oito parcelas por meio do Programa Juro Zero da Credioeste. “O valor do material investido para o salão seria pago por mim e pela minha sócia. Como rompemos a parceria, eu assumi a dívida e também paguei o acerto dela. O empréstimo foi uma excelente alternativa para não fechar as portas e conquistar novos clientes. Atualmente, mesmo com o negócio consolidado, ainda utilizo outras linhas de crédito”, ressalta.

 

MUDANÇAS

Em 2013, quando Jusiane começou a obter resultados e agregar renda, o salão de beleza foi assaltado. Os adolescentes levaram as câmeras de monitoramento, tiraram a bateria do telefone para a polícia não ser acionada, pegaram o dinheiro do caixa, o notebook e os pertences dos clientes. “No mesmo ano tiveram outras duas tentativas. Fiquei traumatizada, além do susto ter desencadeado em uma arritmia cardíaca, principalmente nos primeiros meses após o assalto. Até hoje alguns objetos, pessoas com capacetes ou situações específicas ainda me fazem relembrar”, relata.

 

Com medo, a empreendedora prestou serviços em casa. Em 2020, mudou-se para o endereço atual (Rua Marechal Deodoro, no centro) e aumentou a sua clientela. Divide o aluguel e o novo espaço com o amigo Denis. Jusiane faz unha, make, depilação e extensão de cílios. Quando fecha a agenda de atendimentos, seu colega também auxilia com os cortes de cabelo. “Consegui uma excelente parceria e compro os produtos necessários, pois estoco somente os itens que usarei com cada cliente. Eu tenho o meu salão de beleza e me orgulho dele. Nos próximos anos desejo expandi-lo. A ideia é criar um espaço para moda fitness. Também quero investir em um curso de estética para oferecer novas experiências para as minhas clientes. Esses são os meus planos futuros para crescer ainda mais o meu negócio”, salienta.

 

JURO ZERO

A gerente executiva da Credioeste, Marcia Biffi, explica que o Juro Zero é indispensável para auxiliar no crescimento e na consolidação dos negócios. Atualmente, é possível acessar até R$ 5.000,00 por meio do programa. Os clientes da agência de microcrédito são orientados sobre a melhor forma de utilizá-lo. “O nosso propósito é contribuir para o desenvolvimento das empresas e para o bem-estar de todas as pessoas que recorrem as nossas facilidades”, destaca.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional