Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Linkedin

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Tecnologia facilita acesso de pequenos empreendedores ao crédito

29/11/2017

O advento de novas tecnologias proporciona uma série de facilidades em diversos segmentos da sociedade. Para pequenos empreendedores, novas ferramentas ajudam a superar barreiras tradicionais como a burocracia, e facilitar, por exemplo, acesso ao crédito e informações que são fundamentais para o desenvolvimento do negócio.

Conforme o gerente de operações e inovação da Credisol (Oscip de Microcrédito), Eduardo R. Manenti, a tecnologia voltada a microfinança promove inclusão de mais pessoas às condições de empreender, já que facilita o uso, tem capilaridade e livra as pessoas do meio tradicional, burocrático e caro, que os grandes bancos impõem. A Credisol já disponibiliza, por exemplo, plataforma digital que efetua a liberação do crédito de forma online. “Facilita muito, traz agilidade, segurança e inclusão, já que aqueles que estão longe dos grandes centros podem movimentar os recursos através do site ou do aplicativo da instituição, sem depender do banco tradicional. Além disso, elimina custos e deixa de lado o uso do cheque ou dinheiro em espécie, permitindo, inclusive, que o microempreendedor não saia do trabalho para pagar boletos, uma vez que poderá ser feito sem custo”, explica.

Ainda de acordo com o gerente, o crescimento do empreendedorismo é percebido pela busca cada vez maior por crédito e orientação, e a tecnologia precisa ser uma aliada deste desenvolvimento. Nas relações internas de trabalho a tecnologia também já está presente e qualifica o atendimento. Os agentes de crédito contam com tablets equipados com ferramentas que trazem praticidade, economia e inteligência à gestão.

Diante de um cenário econômico em que o empreendedorismo ganha força, a tendência é o surgimento de tecnologias ainda mais inovadoras, que continuem proporcionando inclusão. “As Oscips de microcrédito estão engajadas neste processo de desenvolvimento”, conclui Manenti.